MODERNISMO BRASILEIRO – FLAUTA PIANO E VIOLONCELO

O PROGRAMA

A MÚSICA DE CÂMARA

A música clássica possui diversos agrupamentos, desde o canto coral até a orquestra sinfônica. A música de câmara é composta para um pequeno grupo de até 10 instrumentos. Música com atmosfera íntima, para espaços menores que uma sala de concerto, é uma música refinada, onde há destaque de cada nota tocada.

Os músicos que fazem parte destes grupos musicais menores são sempre grandes solistas e tocam seguindo a partitura, pois cada um tem a sua exclusiva, executando uma parte diferente do outro.

Este gênero musical possui inúmeras composições para instrumentos de corda e sopro e muitas vezes, o piano acompanha.

A música de câmara é mais cerebral e delicada. Apreciá-la demonstra uma maturidade musical alta. De uma limpidez sonora, é um excelente treino de escuta musical. Sua origem é antiga, pois remonta à época em que se fazia música nas casas, dando origem aos famosos saraus e serenatas, tão apreciados pelo público brasileiro de então.

PRINCIPAIS FORMAÇÕES:

ORQUESTRA DE CÂMARA – orquestra com menos instrumentos do que uma orquestra sinfônica. A orquestra sinfônica é composta por mais de 50 instrumentos. A orquestra de câmara é composta por até 40 instrumentos e também necessita de um maestro.

QUARTETO DE CORDAS – composto por 2 violinos, 1 viola, 1 cello.

DUETO OU DUO – composto por piano mais outro instrumento ou dois pianos.

TRIO COM PIANO – composto por piano, 1 violino, 1 cello.

QUINTETO DE SOPROS – composto por 1 fagote, 1 trompa, 1 clarinete, 1 oboé, 1 flauta.

SEXTETO – composto por 2 violinos, 2 violas e 2 violoncelos.

OCTETO – união de dois quartetos de cordas.

Quando se diz “ quinteto para piano “, significa que é um quarteto de cordas mais o piano. Os concertos solos de piano ou violão são do repertório de concerto instrumental, não de música de câmara. Para ser enquadrado neste segmento é preciso que tenha dois musicistas tocando juntos. Existe um imenso repertório especial e distinto para a música de câmara e todos os compositores dedicam-se a compor obras especiais para essas sonoridades menores. Entre eles, destacam-se Mozart, Beethoven, Schubert, Brahms e Dvorák e até os dias de hoje são compostas belas obras por compositores contemporâneos.

No Brasil, a música de câmara é muito apreciada e temos grandes compositores deste gênero musical, como Villa-Lobos.

O VIOLONCELO

Instrumento de quatro cordas, pertencente ao naipe das cordas da orquestra sinfônica e de importante participação na música de câmara. É tocado, geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas do músico sentado, apoiado no chão por um espigão de metal ajustável. Possui um timbre maravilhoso! A sonoridade poderosa e vibrante do violoncelo faz dele o mais lírico dos instrumentos. Como instrumento solista foi destacado por Vivaldi, Bach, Beethoven, Schumann, Camille Saint-Saëns, Elgar e Villa- Lobos.

OBRAS SIGNIFICATIVAS DO VIOLONCELO:

  • Concerto Triplo de Beethoven
  • O Cisne, do Carnaval dos Animais de Saint-Saëns
  • Bachianas Brasileiras Nº 1 e Nº 5, de Villa-Lobos.

A FLAUTA

A flauta é o mais antigo instrumento criado pelo homem. Foi usada por todos os povos da Antiguidade e em todas as épocas. A flauta é tocada soprando-se através de um bocal lateral. As primeiras flautas eram feitas de madeira, mas a partir da metade do século 19 ela passou a ser feita de metais nobres como prata e ouro. Dos mais ágeis instrumentos de sopro da orquestra, indo com facilidade do som grave ao agudo, é um instrumento que se faz presente na música clássica e também na música popular.

Muito apreciada pelos brasileiros, a flauta faz parte dos grupos de choro e temos no nosso Altamiro Carrilho um dos maiores flautistas do mundo.

OBRAS SIGNIFICATIVAS PARA FLAUTA:

  • O Voo do Besouro, de Rimsky Korsakov
  • Concerto para Flauta e Harpa, de Mozart
  • Chorinhos de Pixinguinha

 PROGRAMA | NOVEMBRO 2019

Divagando – (Violoncelo e Piano)

 

1º Tango – (Violoncelo e Piano)

1 – Canto da nossa terra – (Violoncelo e Piano)
2 – Trenzinho caipira – (Violoncelo e Piano)

Assobio à jato – (Flauta e Violoncelo)
1º Movimento
2º Movimento – Adagio
3º Movimento 

Sonatina – (Flauta e Piano)
1º Movimento – Allegro Moderato
2º Movimento – Expressivo
3º Movimento – Lembrando Pixinguinha

1 – Serenata d’Amore – (Flauta e Piano)
2 – Primeiro Amor – (Flauta e Piano)

COMPOSITORES

BENTO MOSSURUNGA
(1879-1970)
HÉLIO BRANDÃO
(1958)
HEITOR VILLA-LOBOS
(1887-1959)
RADAMÉS GNATTALI
(1906-1988)
PATÁPIO SILVA
(1880-1907)

QUEM FAZ

MARIA-ALICE-BRANDÃO.png

MARIA ALICE BRANDÃO

CONCERTISTA
Curitibana de família de músicos, estudou violoncelo com Donato d’allo, Zygmunt Kubala, Gerhard Mantel e Christoph Coin. Foi fundadora da Camerata Antiqua de Curitiba, spalla da Orquestra Juvenil da OSUFPR e Orquestra Sinfônica da Bahia, integrante da OSP, entre outras. Atualmente é professora na EMBAP e atua em concertos de música de câmara.

ZÉLIA-BRANDÃO.png

ZÉLIA BRANDÃO

CONCERTISTA
Formada pela EMBAP, fez especialização em flauta barroca na Suíça. Atua como convidada e solista em diversas orquestras e grupos de câmara. É docente do Conservatório de MPB de Curitiba. Dedica-se à pesquisa da música popular brasileira, tendo participado de diversos grupos de choro e MPB. Envolvida com música cênica desde 1984, escreve e interpreta seus próprios espetáculos.

FÁBIO-CARDOSO-1.png

FÁBIO CARDOSO

CONCERTISTA
Pianista, compositor e arranjador. Formado pelo Curso Superior de Instrumento na EMBAP. Atuante na área da música popular brasileira, foi pianista dos grupos ligados ao CMPB. Participa de shows, gravações e peças de teatro musical. Com o Cariguá Trio, lançou o CD O OLHO.

liana-justus.png

LIANA JUSTUS

CURADORIA
Há 25 anos formando novas plateias em música clássica! Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Licenciada em Educação Musical; Curso Superior de Piano; Palestrante e Pesquisadora; Membro da Academia de Cultura de Curitiba; Membro do Centro Feminino de Cultura; Coautora de 11 livros publicados sobre música, dois deles finalistas do Prêmio Jabuti de 2008 e 2011. www.lianajustus.com.br

Rolar para cima

Nulled WordPress Themes Plugins

hacklink satın al

betist

hacklink satın al

Betist

betist

Free Nulled WordPress Plugins Themes Download

takipçi satın al

jojobet

betist

iş elbiseleri